A Ferver…

A imagem que sempre costumo dar nos meus discursos motivacionais é a imagem do processo que leva a água a ferver.

Todos nós, ao iniciar um caminho, um projecto, ao dar o primeiro passo no sentido de um objectivo, estamos a colocar a nossa ‘água’ ao lume.

E com o tempo, vamos passo a passo, atirando lenha para a fogueira, quando desenvolvemos os nossos esforços, fazemos mais um contacto, estabelecemos mais uma parceria, abrimos mais uma porta.

E a nossa ‘água’ entra num processo de aquecimento.. os contactos multiplicam-se, as respostas aparecem, as oportunidades começam a surgir devagarinho… e nós continuamos a atirar lenha para a fogueira… (a regar a nossa semente)

Só que existe uma hora, em que após aquele grande fôlego de investimento inicial, nós ficamos cansados.
Cortar madeira cansa, lançá-la para a fogueira também cansa… e nós olhamos para o nosso ‘tacho de água’ e lá está ela, paradinha como quando a colocámos ao lume.

Nessa hora temos duas opções…
… cansados e desmotivados, de que, realmente tudo aquilo não vai dar em nada, que a nossa ‘água’ não vai mesmo ferver… que todos os nossos esforços foram em vão,  deixamos de atirar lenha para a fogueira e ela pouco a pouco vai perdendo o vigor, até que se apaga… até que se extingue….

… ou com a convicção em nós e no nosso valor, na certeza de que os nossos esforços darão fruto, na mais profunda certeza de que, demore o que demorar, a nossa ‘água’ vai FERVER (a isto se chama MOTIVAÇÃO), continuamos, num empenhamento (que a muitos vai parecer estranho, que muitos vão censurar com o tipico comentário: “deixa-te disso, isso nao vai dar em nada” ou “não ves que nao ferve?”) garanto-vos, meus amigos, a nossa ‘água’ VAI FERVER.. de repente, os nossos esforços começarão a dar frutos, começam a surgir resultados estrondosos “do nada”, começa tudo a acontecer…

Para os desatentos, do nada.
Para nós, será o fruto do nosso trabalho, da nossa perseverança e da nossa confiança em nós e nos nossos esforços!!

“Eu sabia que, com o meu esforço continuado, eu iria conseguir!!”…

Por isso, se têm um sonho, um objectivo…

– Plano número 1… comecem.. lancem a primeira pedra.. façam a primeira pesquisa… comecem o vosso blog… estabeleçam os vossos contactos.. ajustem o pedal ao pé e comecem a andar… atirem a semente á terra…

– Plano número 2… motivem-se.. acreditem em vós… saibam que, demore o tempo que demorar, se não desistirem de alimentar a vossa fogueira, regar a vossa semente, que os frutos virão, que a vossa “água” vai ferver, a vossa planta vai brotar da terra… tenham a plena certeza disso!!

Porque é isso que vai acabar por acontecer!!!

Sem dúvida absolutamente alguma!!!!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.